Impossível falar da formação de professores sem antes compreender qual a função de um docente. Há quem diga que é meramente transmitir conhecimento. Mas muitos educadores e pensadores defendem que é mais do que isso, que sua função é formar um sujeito autônomo e crítico capaz de atuar e interferir na sociedade em que vive. E sem essa clara definição de atribuições fica difícil saber o quê é ser um bom professor. E mais difícil ainda definir sua formação adequada.
O magistério, como profissão, não tem sido devidamente valorizado. Há décadas os professores reivindicam melhores condições salariais. Entendo que isso em parte se deva justamente a uma visão do professor como apenas alguém que transmite um conhecimento. E isso pode ser feito por ‘qualquer um’, até mesmo pelas TICs. E é nesse sentido que vejo uma exacerbada valorização do uso das TICs nas escolas, muitas vezes em substituição ao papel do professor. Se a função do professor está limitada à transmissão de conhecimento, como valoriza-lo? Hoje, até mesmo a formação dos professores se utiliza de recursos das TICs para realizá-la através da educação à distância, na formação inicial e na continuada mais fortemente.
È de suma importância que se aprofunde a discussão no sentindo de se encontrar uma clara definição sobre o papel do professor e suas atribuições. E a participação dos próprios professores é fundamental nesse processo. Se quisermos uma educação de qualidade é preciso dar voz àqueles que fazem à educação em nosso país.
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
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